PENSAMENTO DA SEMANA

"UM IRMÃO PODE NÃO SER UM AMIGO, MAS UM AMIGO SERÁ SEMPRE UM IRMÃO."

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Continua a aquecer

Apesar de alguns exercícios me parecerem um pouco larilas, não deixes de os executar para o teu bem estar físico. Quanto mais, melhor. Quanto melhor, melhor.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Exercícios de aquecimento

Um aquecimento bem feito previne várias lesões e aumenta a flexibilidade de qualquer um. Sem lesões e com mais agilidade aumenta a tua capacidade de reacção na água. Os exercício fora de água, antes e depois de cada treino, é algo que nunca deves descurar no teu crescimento enquanto jogador. Irá ajudar-te a desempenhar muito melhor as tuas acções e, no futuro, fará de ti um velho muito mais enxuto e apetecível. Põe olhinhos no teu mestre!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ainda não te soltaste?

Continuas preso? Gostas de ficar agarrado a um adversário homem? Isso dá-te prazer? Não quero saber a resposta de ninguém porque não tenho nada a ver com isso, desde que isso não interfira nem atrapalhe a tua acção enquanto jogador de pólo aquático. Para não ficares a levar com o bafo do teu adversário, aqui ficam mais exemplos que te ajudarão a soltares-te.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Liberta-te

Já vai sendo tempo de te libertares, em todos os sentidos. No que toca ao agarre e libertação, aqui ficam várias sugestões. Não te deixes intimidar pelos teus adversários. Se o teu adversário te agarra e te deixas ficar, então ficarás agarrado até ao fim do jogo. Se, por outro lado, tiveres a capacidade de te soltares, reverteres a situação a teu favor e deixares o teu adversário para trás, verás que ele mudará a sua estratégia de te encarar e ficará mais expectante, receoso e intimidado com aquilo que poderás vir a fazer.

sábado, 24 de abril de 2010

Olha quem é ele

Para chegares primeiro, tens de ser mais rápido.
Para seres mais rápido, tens de melhorar.
Para melhorares, tens de aperfeiçoar.
Para aperfeiçoares, tens de insistir.
Para insistires, tens de treinar.
Se treinares bem, com assiduidade, com humildade, com abnegação, com vontade, serás mais perfeito, melhor, mais rápido e chegarás em primeiro lugar.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Remates de pivot

Executando da melhor forma o exercício ontem visionado, o pivot fica com a bola à sua disposição para executar o remate. Para tal deve treinar várias formas de o fazer. Aqui fica um exemplo para praticar e melhorar a sua técnica, variedade e eficácia.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Passe para pivot evitando o defesa

Este exercício já foi realizado por diversas ocasiões nos nossos treinos. Tens agora a oportunidade de visualizar como se deve fazer. Presta atenção à elevação, quer do jogador que faz o passe, quer do jogador que tenta interceptar a bola. Repara, também, a forma como se tenta passar pelo defesa e o impulso final antes de realizar o passe.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Varia o teu remate

A baliza é grande e a bola pode entrar por qualquer lugar, desde que tenhas a capacidade de ultrapassar o guarda-redes adversário. Para isso deves variar o teu remate para conseguires surpreender a defesa. Antes da bola sair da mão deves ter a noção dos espaços vazios e dos pontos fracos dos guarda-redes. Só no último segundo é que deves optar pelo remate mais apropriado à situação que se apresenta. Para a bola entrar não basta querer. Também é preciso fazer por isso, portanto, relê o pensamento da semana e mete a bola lá dentro.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Outro exemplo de treino caseiro

Mais um exemplo para treinares sozinho e melhorares o teu rendimento. É certo que não é fácil arranjar uma bola igual à do vídeo, mas deve haver no mercado algo semelhante que faça o mesmo efeito. Basta procurar ou puxar pela imaginação. Antigamente não havia nada destas modernices e sempre houve grandes jogadores, talentosos e poderosos.

Mister Cabedal CEAT 2010

Após votação efectuada para encontrar o atleta com porte atlético mais pronunciado, saiu vencedor o Nuno, tornando-se com grande autoridade o Mister Cabedal CEAT 2010. Talvez seja devido ao seu aparato físico que consegue ser grande controlador e já há adolescentes que querem ser como ele. No entanto, alguém terá de explicar a esses garotos que não é pelo facto de andarem de tronco nú e fotos do seu ídolo no baixo ventre, que se tornarão grandes e fortes. Enfim, este estatuto em nada me surpreende porque há muito lhe tirei a pinta. Apesar do seu ar tranquilo, o Nuno é muito macho e veste aquela pele só para camuflar o seu lado mais duro. Mas, até que ponto vai a dureza do Nuno?
- certa vez, num pequeno acesso de fúria, o Nuno deu um pontapé no queixo de um cavalo. Assim nasceram as girafas;
- acham que foi Moisés que abriu o Mar Vermelho? Engano vosso! Foi, simplesmente, um gancho cruzado de direita do Nuno;
- o Nuno disputou um braço de ferro com o Super-Homem. Quem perdesse usaria, para sempre, cuecas por cima das calças;
- a força de um murro do Nuno é medida na escala Richter;
- Chuck Norris, quando completou 70 anos, fez um único pedido: cumprimentar o seu ídolo, o Nuno;
- as lágrimas do Nuno curam o cancro. O problema é que ele é tão macho que nunca chora;
- o Nuno contou até ao infinito. Duas vezes;
- uma vez o Nuno comeu um bolo inteiro antes que os seus amigos tivessem tempo de lhe dizer que estava uma stripper lá dentro;
- Wilt Chamberlein declarou já ter dormido com mais de 20.000 mulheres em toda a sua vida. O Nuno chama a isso de uma "terça feira monótona";
- quando Deus disse "Que se faça luz!", o Nuno respondeu "Peça por favor!";
- o Nuno jogou roleta russa com um revólver totalmente carregado e ganhou;
- o Nuno pediu um Big Mac no Burger King e o seu pedido foi prontamente atendido;
- quando o Nuno urina pode facilmente perfurar titânio;
- sempre que o Nuno se mete com uma nuvem ela chora. E chove!
Ainda bem que o Nuno está do nosso lado. Nuno, queres ser meu amigo?

domingo, 18 de abril de 2010

Mais do mesmo

No seguimento do vídeo anterior, aqui fica mais uma breve explicação. Recria-te e verás que melhorarás o teu rendimento. Por outro lado, ajuda-te a ficar com os braços e tronco mais fortes e trabalhados. Talvez ganhes o cabedal que te falta e dê para desempatar a actual sondagem.

Treina o teu passe e remate

Nem só na piscina deve passar o teu treino e melhoramento de algumas técnicas de pólo aquático. Por exemplo, o passe e o remate podes, perfeitamente, aperfeiçoar em casa ou numa zona pública. Para isso, basta vontade, uma parede e uma bola. Tal como refere este senhor, uma bola de basquetebol é o ideal, por ser maior, mais pesada e saltar mais e, consequentemente, vai-te exigir mais força, mais precisão e mais ritmo. Verás que, quando pegares na bola de pólo aquático, conseguirás manuseá-la de forma muito mais eficaz.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Novo treinador do CEAT

Como já se aperceberam, quem não sabe inglês, de pouco ou nada servem os vídeos que coloco. É melhor irem-se habituando porque este senhor pode vir a ser, um dia qualquer, treinador de um de vocês. O que me deixa satisfeito é que, ele até pode saber de pólo aquático muito mais do que eu, mas eu sou mais novo, menos barrigudo e privo com atletas cheios de cabedal, pelo menos, 3 vezes na semana.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Corpinho de fazer arrepiar

A próxima sondagem está relacionada com o cabedal. Após vários meses a puxar pelo físico, reparo que há muitos ilustres atletas de peito feito, a olharem-se e a babarem-se em frente aos espelhos. Será que já se justifica esta postura narcisista? Tirando o Renato que já todos sabemos, em termos de enchimento, deixa todos a léguas e portanto não fará parte das opções, bem como os atletas mais novos por ainda serem muito tenrinhos, quem é o jogador do CEAT com o corpo mais definido e que possa fazer jus ao epíteto de atleta de pólo aquático? Vamos votar.

Selecção de Cadetes da ANNP

Decorreu no passado fim-de-semana na piscina do Clube Fluvial Portuense, um torneio inter-associações de cadetes com a participação das selecções regionais do Norte, do Alentejo e do Algarve. Saíu vencedora do torneio, com grande supremacia, a selecção do Norte que contou com a presença do nosso atleta Nuno Alexandre, que foi sempre uma aposta forte do treinador, demonstrando ao longo do torneio o porquê da sua chamada, o porquê da sua titularidade e contribuiu com muitas assistência e golos para o desfecho positivo da sua selecção, cotando-se como um dos melhores jogadores do torneio. Parabéns selecção e parabéns Nuno.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Formas de remate do pivot

Conforme foi dito no vídeo anterior, o pivot é uma peça fulcral no ataque e todos devem ter as noções básicas desta posição. Dependendo da forma como o central defende, da forma como a bola é colocada, da forma como a recepcionamos, da forma como a trabalhamos, da forma como aguentamos a pressão, do tempo que temos para atacar, se vem alguém fazer ajuda ao central, da forma como nos sentimos melhor a rematar, etc., tudo vai influenciar a escolha do remate. Há várias formas de o fazer e todas devem ser executadas. Um pivot forte e polivalente, é um pivot extremamente perigoso porque coloca constantemente os seus adversários em dúvida em relação aquilo que vai fazer. Agora só falta o golo.

domingo, 11 de abril de 2010

Posição base do pivot

Os próximos vídeos estarão relacionados com a posição de pivot. Conforme referi anteriormente, esta posição central do ataque, próxima da baliza e virada para todos os colegas, é fulcral para o sucesso do ataque. Como tal, todos os jogadores devem estar habilitados a jogar nessa posição, embora haja os pivots de raiz, porque um ataque organizado nunca deve ser estático e pode haver a necessidade de retirar o central defensivo da marcação ao nosso pivot e colocar lá um elemento adversário menos capaz. Ora, se todos tiverem as noções básicas e alguma rotina nesse lugar, serão mais polivalentes e o rendimento será elevado.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Introdução ao remate

Pois é, de volta ao remate. Esta acção é muito idêntica e tem muito em comum com muitos outros desportos diferentes. Nada mais do que colocar à frente o braço contrário àquele que utilizas para rematar, fazer uma elevação, rodar o tronco com uma impulsão do braço que tem a bola e rematar com força, colocação e fora do alcance de qualquer adversário. Resultado: golo.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Protecção de bola

Os adversários existem para dificultarem a nossa acção, quer ofensiva, quer defensiva, mas devemos ter em conta que eles têm um corpo e, muitas vezes, podemos e devemos utilizar esse corpo em nosso benefício. Como? O corpo do nosso adversário passa a ser um bloco e serve para nos impulsionarmos nele, dentro das leis desportivas, e ganharmos metros de distância entre um e outro e dá-nos uma margem de segurança para executarmos o próximo passo de forma eficaz e eficiente. Num dos vídeos, a jogadora central atacante perdeu a bola e permitiu um contra-ataque adversário. Porquê? Simples, meteu a cabeça dentro de água e não aproveitou o corpo da adversária para proteger a bola.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Posição base defensiva

Quando estiveres a defender de forma activa adopta sempre esta posição horizontal e de pressão sobre o teu atacante. Desta forma consegues sempre ser um obstáculo difícil de transpor e estarás sempre preparado para saíres para o contra-ataque. Tenham especial atenção ao central a defender, pela frente do pivot, com as pernas bem levantadas e direccionadas para a bola.

Continuação da aula anterior

Por ser muito importante, continuamos no remate e não irei ficar por aqui. Mais à frente colocarei outros vídeos desta técnica.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Técnica de remate

Pode-se dizer que o remate é o culminar de várias técnicas executadas até tentar chegar ao objectivo golo. Se todas elas forem feitas de forma correcta eficaz e eficiente, o resultado final só pode ser positivo. A técnica de remate é muito mais do que pegar na bola e atirá-la à baliza. Isto qualquer criança consegue fazer. Mas colocar a bola no fundo da baliza não é para qualquer um. Um bom remate implica uma boa estabilidade na água, boa elevação, bom equilíbrio, pega da bola, balançar/simular, força, intuição, colocação, ausência de medo e fé no sucesso. Tantas características para poucos segundos de decisão. Quem conseguir reunir o maior número destas capacidades na altura do remate, a probabilidade de ser golo é enorme.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Técnica da aranha

Esta técnica utiliza-se, por exemplo, naquela situação em que vamos à frente do nosso adversário e queremos trava-lo nas nossas costas para depois arrancar-mos em direcção à baliza.

domingo, 4 de abril de 2010

Condução de bola

De volta ao trabalho. Neste vídeo podemos ver como se faz a condução de bola. Quando aparecerem as imagens dos jogos, reparem no pequeno grande pormenor dos jogadores que conduzem a bola, antes de efectuarem o remate, eles olham para trás para verem onde estão os defesas e daí terem uma melhor percepção daquilo que poderão fazer. Reparem, também, onde as bolas são colocadas na altura do remate: de preferência por cima da cabeça ou por baixo de um dos braços, em ambos os casos, ponto fracos dos guarda-redes.

sábado, 3 de abril de 2010

Nova revelação sobre os ovos de Páscoa

A origem dos ovos de Páscoa já foi revelada e o seu conteúdo era suposto ser de chocolate. Fiquem, no entanto, a saber que nem sempre o que parece é. Muitos comem chocolate por algo de aspecto idêntico. Será por isso que muitas vezes dá caganeira? Boa Páscoa a todos e cuidado com os exageros. Depois não digam que não avisei.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Origem dos ovos de Páscoa

Quase todos nós gostamos de chocolate e esta altura da Páscoa é fértil em ovos de chocolate. Mas quase nenhum de nós sabe a origem destes ovos. Para quem gostar de estar sempre bem informado e como o saber nunca ocupa lugar, aqui fica a imagem que nos ensina a origem deste famoso doce da época.

Reposição da verdade

Meus amigos, para quem não sabe ou anda distraído, ontem foi dia 1 de Abril, dia das mentiras. Como é óbvio, eu não podia deixar esta ocasião em claro e resolvi pregar uma partida. É mais do que evidente que o cancelamento do blog é mentira e não iria deixar de colocar informação útil ao vosso desenvolvimento enquanto jogadores de pólo aquático. Conforme revelei no início, este espaço também é para nos divertirmos e este foi o meu momento de diversão, AH! AH! AH!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Blog cancelado

Devido à fraca afluência de comentadores e após várias tentativas de alerta para este facto, mas sem resultados visíveis, vejo-me obrigado a interromper a vida activa deste espaço por considerar que não há interesse na sua continuidade e, consequentemente, não estão reunidas as condições que justifiquem a minha intervenção em prol do desenvolvimento do bom espírito do grupo.